Doenças e Tratamentos

Banho de sal

O banho de sal em peixes de água doce, é uma prática bastante comum entre aquaristas e criadores profissionais. É um método eficiente no auxílio ao combate a bactérias e parasitas externos com ictio e oodinum por exemplo.

Você vai precisar de:

Sal grosso (Dar preferencia a sem Iodo, mas na falta desse, utilizar iodado mesmo)
Água sem cloro
Um recipiente (aquário, balde ou qualquer outro que comporte o peixe a ser tratado)
Um pulsar (redinha para pegar o peixe)

Antes de mais nada, você deve preparar o local onde o peixe irá permanecer após o tratamento, com água devidamente condicionada e na mesma temperatura da que for utilizada no tratamento. É importante que tudo esteja pronto com antecedência.

Encha o recipiente onde será realizado o tratamento com água devidamente condicionada (sem cloro), ponha uma colher de sopa cheia de sal para cada litro de água e misture até que o sal dissolva.

Capture o betta com o pulsar e ponha no recipiente com a solução, este deve permanecer por 5 minutos. Passado este tempo o betta deve ser retirado imediatamente e posto no recipiente com água doce que você preparou inicialmente.
É comum que o betta fique por algumas horar, caído no fundo do aquário, mas não se preocupe que ele vai voltar ao normal.

O tratamento pode ser repetido em intervalos de uma semana, não aconselho em período menor que esse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário